Follow us

LightBlog

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Trabalho informal: 2,7 milhões de baianos trabalham sem carteira assinada


Com a crise econômica cresce o número de trabalhadores informais atuando no mercado





Abriríamos a matéria com um texto falando sobre as estatísticas atuais de desemprego no Brasil e seguiríamos para os números de trabalho informal na Bahia até chegar em Salvador, onde em apenas um ano, registrou-se um aumento de 52,46% no número de pessoas trabalhando em vias ou áreas públicas da capital baiana.
Faríamos um gráfico mostrando que Salvador e região metropolitana têm 513 mil desempregados. Onde 25,7% da população economicamente ativa (PEA) da capital baiana e região metropolitana estão sem emprego. Usaríamos um infográfico mostrando os números de desempregados e de empregos informais na Bahia e em Salvador, especificamente. Ambos com hiperlinks para os dados do IBGE.

Modelos de gráficos/infográficos que seriam possivelmente utilizados.

Dados do IBGE




Montaríamos uma reportagem com entrevistas com um economista, que explicaria o que leva as crises econômicas e como fazer para chegar ao fim do mês com uma grana extra, falaria também sobre o motivo das altas taxas de desempregos na Bahia, com um representante do IBGE pra saber mais sobre os números, onde a Bahia ocupa o 5º lugar no ranking nacional dos trabalhadores informais, sendo cerca de 2,7 milhões de pessoas que trabalham sem carteira assinada e de forma autônoma. Com dois ou mais trabalhadores informais, buscando entender um pouco sobre a motivação deles em seguir o caminho da informalidade e falaríamos sobre as dificuldades e benefícios que esse tipo de trabalho traz ao cidadão.

Usaríamos um áudio de um consumidor falando sobre o beneficio de comprar com o vendedor informal.




Ao logo do texto um vídeo editado, gravado na av 7 de setembro seria exibido dando mais detalhes e mostrando um pouco do local de trabalho dos entrevistados, como trabalham e como vivem. Imagens da fonte do IBGE  e do economista também seriam exibidas.


Modelo de vídeo reportagem que faríamos.




Usaríamos imagens, fotos próprias e fotos da internet para contextualizar o leitor sobre o assunto.






Encerraríamos a reportagem com a citação de uma das fontes falando sobre os benefícios ou dificuldades enfrentadas no trabalho informal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário