Follow us

LightBlog

segunda-feira, 16 de abril de 2018

       Oque é fundamental na pratica do jornalismo?


Por: Angélica Gomes


                                   (Imagem: reprodução)



O jornalista é uma pessoa que se dedica de uma maneira profissional ao jornalismo, através de meios como: rádio, televisão, revistas, internet, ou jornal impresso.  O seu trabalho está sempre associado a investigação, a apuração de notícias, atualidades e até mesmo problemas de interesse público, que se tem através de várias fontes confiáveis. A imagem do jornalista ela é ampla e segue de acordo com o seu meio de desempenho, ele pode ser fotografo, repórter editor entre outros. Mas o que seria fundamental no jornalismo? Podemos apontar vários princípios que regem essa pratica.
Um jornalista nunca tem que deixar de lado a busca e também o respeito pela verdade, tem que haver um rigor investigativo e também a difusão de informações importantes para a opinião pública. Ao nos referimos aos estudos da pratica do jornalismo é muito discutida a ética, tanto dos jornalistas como  dentro te tal área, o que é de uma extrema importância já que uma das tentações da mídia induzida pela necessidade do benefício comercial é consistir em apresentações de conteúdos que de certa forma não foram devidamente xequeados e isso acaba motivando a essa geração do (fake News), as famosas notícias falsas que é uma oposição a premissa de uma busca desenfreada pela verdade e por notícias novas e divulgadas com antecedência que caracteriza o jornalismo. 
O jornalismo é o principal instrumento da sociedade para a garantia da democracia, não se importa muito onde esteja se praticando o jornalismo, seja na Tv, rádio, internet ou impresso, o fundamental é que seja independente.
Não devemos esquecer também que a prática, ela é fundamental na profissão do jornalista, principalmente dos que saem da faculdade se preparando para o mercado de trabalho, o treinamento é necessário para que se domine a técnica e com o tempo se torne mais eficiente, pois do que adianta entender todo o contexto do jornalismo, toda a história, todas as regaras sem pôr a mão na massa?
É fundamental que um jornalista tenha uma boa escrita, que saiba ler e que goste de ler, pois jornalismo é estudo é apuração, mais fundamental ainda é o jornalista saber se comunicar, ter boa fala e a habilidade de interação com o público, mas claro, ninguém nasce sabendo então mais uma vez é colocado a importância da pratica.
O conteúdo exclusivo e a credibilidade são também aspectos fundamentais para o jornalismo, para garantir o seu futuro, assim como a criação de produtos que sejam inovadores, onde os leitores estejam dispostos a pagar, também é muito importante para a atividade jornalística. Melhorar o nível de conteúdo e a credibilidade permite atrair mais assinaturas e mais publicidades, já que se pode conseguir um público de mais alto nível. A importância de um conteúdo de qualidade garante a credibilidade e mantem um bom jornalismo.
Por tanto podemos dizer que muitas coisas são fundamentais para o jornalismo e dentro dele. Principalmente a ética e a moral, pois ser um jornalista não é só informar, mas é informar de forma verdadeira e justa, par que haja um respeito próprio e uma boa imagem a passar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário